Resumo pag 87 a 97

O mundo grego
  O território grego foi berço de uma grandiosa civilização, admirada e copiada pelos contemporâneos e por geração subsequentes. Contudo, o mundo grego não correspondia a um território unificado, dirigido por um governo soberano ,mas a uma cultura  (língua religião, costume) compartilhada pot uma coletiva dispersa por uma vasta região. 
Período minoico : primórdios da civilização grega.
Por volta de 2500 a.c, população pertencentes a tribos indo-européias começaram a ocupar o sul dos Balcãs, a península do Peloponeso e as ilhas do mar ergues.  Seu primeiro grande polo Cultural desenvolveu -se na ilha de creta,  entre 2000 e 1400 a .c. nesse período do a civilização cretense (ou minoico) dominou o comércio marítimo no mediterrâneo e estendeu sua influência à Grécia Continental. 

Período micenico
Por volta de 1450 a.c,a sociedade cretense entrou em crise. As causas não são muito claras: terremotos, revolta das populações submetidos aos palácios e invasões de povo estrangeiros são algumas das causa apontadas. Muitos historiadores defendem a hipótese de quem creta foi subjugada pelo povo aqueu, de origim indo- europeia, que ocupou a Grécia Continental por volta de 2000 a.c.
 
Declínio da civilização micenica 
O florescimento Cultural da civilização micênica foi interrompido com o declínio  de micenas ,que ocorreu por volta do século XII a.c. não se sabem ao certo as causas do seu colapso . O mais provável é que desastres naturais ou uma grave crise econômica tenham causados o fim da cultura micênica .

Atenas 
Atual capital da Grécia, antenas foi fundada pelos jonios na planície da ática, próximo ao mar egeu. Por causa do revelo montanhoso e dos solos pouco férteis, os atenienses desenvolvem o comércio no mediterrâneo e abriram sua cidade ao contato com o exterior pelo Porto de pireu , próximo ao núcleo urbano. Ao longo de sua história, atenas conheceu diferente formas de governo (oligarquia, tirania e democracia) e presenciou desigualdade e tensos conflitos sociais. No entanto, produziu uma brilhante cultura, registrada em monumentos ,escultura, vasos e textos. 

 As lutas populares e as reformas 
 Em meados do século VII a.c,povo ateniense rebelou -se com o apoio de mercadores  que enriqueceram no comércio marítimo, a cidade foi tomada por lutas o demos  (povos) e os eupatridas (a camada social das família aristocráticos de antenas)  os eupatridas recusaram -se a fazer concessões ao leis escritas e maior  participação no governo. Como resultado político dessa crise,surgiram os legisladores ou reformadores 

Democracia ateniense 
A instabilidade política e social prosseguiu. Em 504 a.c ,clistenes liderou uma rebelião com o apoio do povo,e por meio de uma série de reforma política, instituiu o regime democrático em Atenas .como forma de banimento de pessoas que ameacassem a democracia em atenas. Os indivíduos banidos eram obrigados a abandonar a região da ática por dez anos. 
 
Hierarquia familiar em Atenas 
 " comecemos examinando tudo em seis mínimos elementos , as primeiras e mínimas parte  possível de uma família são senhor e escravo, marido e mulher, pai e filhos.temos ,por isso, que considerar o q cada uma dessas relação é, e o que poderia ser .

Esparta
A cidade de esparta foi fundada na laconia, na península do Peloponeso, por grupos dorios que dominaram os antigos habitante. Para manter sua hegemonia na região, a artísticracia de origem doria criou uma estrutura voltada para uma ação Militar contínua.  A preocupação das instituições consistia em tornar cada membro fos setores dominantes um elemento permanente do exército: esparta encontrava na guerra o sentido de sua existência e sua vocação. 
 
Educação voltada para a guerra 
 A educação espartana visava à formação de bons soldados e cidadãos leais, privilegiado a preparação física e Militar.  A partir dos 7 anos, os meninos eram entregues ao estado, que procurava fazer deles soldados obediente e capazes de resistir às fadigas . Nos acompanhamento militares, para onde eram levados , os jovens eram submetidos à fome, ao frio e a castigos físicos,  a fim de preparar, física e emocionalmente, para os sacrifícios da guerra.  
 
Período clássico: a Grécia em guerra 
As guerras eram parte  do cotidiano,  falasse a mesma língua e adorassem os mesmo deues, existia uma grande rivalidade entre as polis, cada uma delas possuía automania política e econômica e tinha os próprios governantes, cujos interesses muitas vezes divergiam dos interesse da cidade vizinha , o que levar a guerras.

Guerras médicas 
Entre os séculos VI e V a.c,os persas já haviam dominado as colônias gregas da Ásia menor e ameaçavam a Grécia Continental.  O confronto entre os dois povos se deu nas guerras greco-persicas (assim denominadas porque os gregos chamavam od persas de medos),e mundou a história de ambos 

A guerra do peloponeso e a conquista Macedônia 
A hegemonia polícia e econômica de atenas incomodou outras cidades gregas mesmo com o fim das guerras médicas,  as polis da liga de delos continuaram enviando recursos para atenas,que os utilizou Para reconstruir a cidade e fortalecer seu poder econômico e político 
 Cultura grega 
Algumas expressões do nosso vocabulário como"complexo de edipo "presente de grego "calcanhar de aquiles" caixa de pandora"e muitas outras mostram que a cultura grega antiga atravessou os séculos e ainda sobrevive no mundo Ocidental.Os mitos gregos e seus deuses e heróis habitam  nosso imaginário e estão presentes no teatro,  na pintura,  na escultura,  na literatura,  nas marcas de diferente produtos,  nos símbolo identificados ao comércio e à Medicina,  em nomes de pessoas e nas expressões da nossa língua.  Zeus,afrodite, atena, poseidon, hermes e outras deus do panteão grego são por nós conhecido. 
  
Religião 
A religião teve grande importância na formação da cultura grega. Os deus gregos eram dotados de poderes sobrenaturais e também de virtude e defeitos humanos. A religião grega era essencialmente cívica,  ou seja, ligada à cidade. Cada polis tinha seu deus protetor e os rituais e festa eram formas de estabelecer relação entre homens e deus.  Os deus gregos podiam relacionar- se com os humanos e ter filhos com eles , que nasciam como heróis ou semideus. Em geral,  os heróis tinham poderes divinos,  mas mostais como os humanos. 

-Valéria Flausino 1°A

Comentários