Resumo 64 ate 74

Entre 2013 e 2015, o número de haitianos matriculados na rede de educação pública estadual de São Paulo para 13 vezes . A maioria desse alunos fala apenas creole e francês. Além da dificuldade com com a língua, eles se deparam com o desafio de toda criança que muda de escola pela primeira vez: fazer novos amigos e se enturmar. Muitas vezes, no entanto, estrangeiros são vítimas de preconceito e violência quando chegam a um país que tem tradição Cultura diferente da sua.
Cultura e vida social 
Perceber os múltiplos significados e usos da cultura é um dos modos de constante sua importância.  Em sua origem latina,  cultura deriva de colere, que significa cuidar,  cultivar,  podendo, também,  adquirir um sentido ligado à sua saúde fisiológica  ( cuidar do corpo), à religião  ( cultuar uma divindade) ou ainda à produção de alimentos (agricultura). O uso do termo é, portanto,  dinâmico e adquirir sentindo diversos de acordo  com o contexto social e histórico.  Normas e valores de uma colectividade,  servindo de fundamento para as relações sociais nela estabelecidas .

Cultura como juízo de valor e como produção social. 

Para entende esses diversos significados,  devemos atentar para algumas formas de utilização do termo presentes em nossa sociedade.  A primeira delas é a relação entre cultura e educação . Quando afirmamos que " uma pessoa tem muita cultura ", o termo está sendo ultizado no sentindo de educação formal ou Acadêmica .

O conceito de Cultura e a antropologia 
 A disciplina que historicamente mais se dedica ao estudo da Cultura é a antropologia.  Os antecedentes da discussão sobre cultura se encontram no século xvi , quando as grandes navegações permitiram que os europeus conhecessem novas partes do mundo e entrassem em contato , com outros grupos humanos suscitado debates sobre os hábitos,  os costumes e a produção desses grupos. 

O "bom e o "mau" selvagem 
 A partir do século xvi, destacam- se entre os colonizadores europeus duas posições opostas em relação aos povos encontrados no novo mundo " a repulsa sistemática pelo que é diferente e a fascinação romamtizada pelo ' outro . No primeiro caso, o sistemática era traduzido pela" boa consciência " sobre si mesmo e sua sociedade.  No segundo , preponderava um olhar sobre o outro como " bom selvagem ". O pensador francês Michael de montaige destacou- se por relativiza a civilização europeia diante das formas de organização culturais do novo mundo . 

Cultura , civilização e determinsmo cultura. 
 Entre os séculos xix e xx , os relatos de viagem e a reflexão filosófica sobre a diversidade dos povos abriram espaço para a reflexão sociológica e antropológica sobre a cultura.  Nesse período, surgiram diferente formas de hierarquizar as sociedade segundo sua Cultura . Antes disso, tal hierarquização se fundamentava em explicação não científicas , que utilizavam argumento inspirados na biologia e na geográfica,  aos quais denominados determinismo biológico e geográfico. 

Antropologia evolucionista 
 A  antropólogia evolucionista foi desenvolvido na inglaterra , no século xix, especialmente por meio dos estudos de edward.  Para tylor , cultura é " o outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade essa definição está em seu livro primitive culture .
 Relativismo cultura : Antropologia e diversidade cultural 

Para contrapor-se evolucionismo que dominava o pensamentos social, e político a partir do século xix outro métodos de pesquisa e de análise da cultura foram desenvolvidos.  O resultado desse esforço intelectual está presente nas diferentes correntes da teoria social,  que tem em comum  o reconhecimento da diversidades cultural.  Nesse sentido difusionismo,  culturalismo , funcionalismo e antropologia interpretativo são as múltiplas faces da construção do pensamentos antropológico até os nossos dias .

Difusionismo: empréstimos e imitação cultural 
 Contemporâneo do evolucismo social,  mas compreendendo a cultura de uma forma que inaugura o relativismo na antropologia,  o difusionismo cultural caracterizou-  se pela rejeição  da unilinearidade , ou seja , não admitia a ideia de um desenvolvimento constante e ascedente das culturas defendida pelos evolucionista.  

Culturalismo: trajetórias e percursos culturais. 
Outras críticas ao evolucionismo foi feita pela escola culturalista , da qual o alemão naturalizado estadunidenses franz boas é o principal representante. Para ele , o conceito de civilização deve ser reatizado na medida em que depende,  as diferenças culturais seriam resultados das trajetórias independente dos grupos humanos  assim, não indicariam uma hierarquia,  mas as escolhas e experiências de cada sociedade 

Funcionalismo : método etnográfico e o Real relativismo cultural. 
 Para a antropologia funcionalista,  a definição de Cultura pode ser resumida como um todo integrado, uma síntese da dinâmica social entre seus membro.  Assim, as instituições sociais ( família, sistemas legal etc. ) são meios coletivos de satisfazer necessidades individuais  ( alimento,  abrigo) e sociais  (casamento,  segurança coletiva). 

Antropologia interpretativa: o primeiro dos significados 
 A antropologia interpretativa- também chamada antropologia hermenêutica ou simbólica-  confere à  história papel diferenciado.  Nessa perspectiva , a cultura é um  sistema simbólico,  uma complexo " teia de significados " tecida pelos próprios seres humanos e da qual estes não podem se libertar. 
Etnocentrismo e relativismo cultural 
A rejeição  às práticas culturais  ( e aos gruposou indivíduos  que as praticam) diferentes das culturais dominante tem sido uma constantes em quase todo o mundo. Nas ciências socias,  denominados  essa forma de pensar e agir de egocentrismo.  

 Valéria Flausino do Nascimento  número 40 

Comentários